Saiba as 10 cidades onde mais choveu nos três primeiros meses do ano no CE

Foto: Nicolas Paulino/DN

Com informações do Diário do Nordeste

O primeiro trimestre de 2024 terminou com volume de chuvas acima da média histórica para o período, considerando todo o Estado do Ceará. Porém, o regime de precipitações foi irregular no território, como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) costuma indicar, resultando em cidades onde choveu mais do que o dobro do esperado, e outras em que o acumulado ficou abaixo do normal.

Segundo o Calendário de Chuvas da Fundação, apenas uma das 8 macrorregiões do Estado teve registros observados abaixo da média histórica: a Serra da Ibiapaba. Por lá, choveu 8,6% a mais do que o normal, mas só foi suficiente para incluir a área na categoria "em torno da média".

A região onde mais choveu foi o Litoral de Fortaleza. Quando o costumeiro seria esperar 498.5 mm, choveram 723.2 mm (45% a mais). Em seguida, veio o Litoral Norte, com volume 40,2% superior, além de Litoral do Pecém (38,2%) e Jaguaribana (30,4%).

Mesmo com o bom resultado geral, a distribuição espacial das chuvas fez com que municípios da mesma região tivessem acumulados bem diferentes. A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica que essa variabilidade é uma característica do Semiárido verificada nesse ano. 

Até o momento, nesta quadra chuvosa, o balanço de fevereiro mostrou precipitações 90% acima da normalidade. Já em março, os acumulados ficaram dentro da média.

Cidades onde mais choveu
O monitoramento da Funceme mostra que quase todas as cidades onde mais choveu no trimestre se concentram ao longo do litoral, com exceção de Missão Velha, no Cariri. A lista é encabeçada por Barroquinha, no extremo Norte, onde choveu 141% acima do normal. A vizinha, Camocim, registrou quase o dobro de água no mesmo período.

Em seguida, vêm os municípios mais próximos da Capital. Caucaia teve registros 118% maiores, seguida por Fortaleza (65% a mais) e Paracuru (72,5%). A lista das 10 cidades mais chuvosas de janeiro a março inclui:

Barroquinha (Litoral Norte): 1.572 mm
Camocim (Litoral Norte): 1.159 mm
Caucaia (Litoral de Fortaleza): 1156,7 mm
Fortaleza (Litoral de Fortaleza): 1.055,9 mm
Paracuru (Litoral de Fortaleza): 988,1 mm
Missão Velha (Cariri): 936,1 mm
Eusébio (Litoral de Fortaleza): 906 mm
São Gonçalo do Amarante (Litoral de Pecém): 899,5 mm
Martinópole (Litoral Norte): 889,6 mm
Cruz (Litoral Norte): 877,6 mm

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem