Cicero Dantas/Agência Miséria |
Juazeiro do Norte já vivencia a Romaria da padroeira dos juazeirenses e da Nação Romeira, Nossa Senhora das Dores. A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores já vem realizando celebração eucaristica deste as primeiras horas desta manhã de sábado (31). Os festejos seguem até o próximo dia 15 de setembro.
A cada romaria uma reflexão é proposta com base em um lema. “Maria: Mãe e modelo de oração” foi a escolha da comunidade sacerdotal e coordenação de liturgia da Basílica para a Romaria deste ano.
De acordo com o reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José, o lema foi pensada a partir do convite do Papa Francisco, para que a Igreja católica vivencie o Ano da Oração em 2024 como forma de preparar o coração dos fiéis para a experiência do Jubileu da Esperança que será celebrado a nível mundial em 2025.
“O compromisso é criarmos um espírito de pertença, darmos as mãos e juntos acolhermos aqueles são e sempre serão os protagonistas da nossa missão, o povo de Deus. Maria é essa que acolheu, que se colocou à disposição, mas que também saiu em missão para levar a proposta do Reino de Deus por meio da oração e sempre aliada com ações concretas”, comentou o sacerdote.
Com uma programação extensa, contabilizando 16 dias, a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores tem como característica a harmonia entre religiosidade e cultura popular, uma vez que, além das Celebrações Eucarísticas, os festejos também contam com Show do Chapéu, Cortejo Cultural, Encontro com os Romeiros, a Tarde Cultural, que será novidade na programação, e outros momentos de convivência fraterna.
Com informações da Agência Miséria
Tags
CARIRI