Foto: Governo do Estado do Ceará |
Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais quentes em toda a região do Nordeste e com a chegada das altas temperaturas, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) alerta para o uso responsável da água e os cuidados necessários durante o período.
No ano passado, o consumo de água teve o maior aumento registrado desde 2021, oscilando entre 19 e 20 milhões de m³ durante o período. A demanda de água se intensificou ainda mais pelo registro de ondas de calor em todo o estado.
Além das temperaturas, a umidade média no estado também apresenta mudanças, caindo drasticamente durante o período, por isso, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. A Cagece indica atitudes capazes de enfrentar o quadriênio de modo mais sustentável e econômico.
1. Reforce o protetor solar
No Ceará, o protetor solar é aliado em qualquer época do ano. Nesse período de temperaturas mais altas, reaplique o protetor com mais frequência.
2. Evite longas exposições ao sol entre 10h e 16h
A exposição ao sol contribui para aumentar a temperatura do corpo, prejudicando o equilíbrio do nosso organismo e aumentando a desidratação. Busque se expor ao sol antes das 10h. Até esse horário a luz é benéfica para a saúde mental e metabolismo, sendo a maior fonte de vitamina D. Pessoas com hipertensão devem ficar alertas à tendência natural do corpo de baixar a pressão nos dias mais quentes.
3. Beba bastante água
Nessa época do ano, costumamos transpirar mais e consequentemente, eliminamos mais água e sais minerais, resultando em uma desidratação mais rápida.
4. Regue as plantas no início da manhã ou no fim da tarde
Assim você evita que a água evapore rapidamente.
5. Pratique exercícios físicos pela manhã ou fim da tarde
Você evitará a desidratação e a elevação da temperatura corporal. Durante os exercícios físicos, o organismo precisa fazer muito mais esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo cardíaco, pois o coração precisa compensar essa maior necessidade de energia.
6. Tome banhos mais frios antes de dormir
Para uma boa noite de sono, nosso corpo precisa reduzir a temperatura corporal. Em dias mais quentes, isso pode ser difícil e se tornar bem desconfortável. Além de preparar o quarto com ventiladores, ar condicionado ou janelas abertas na tentativa de deixar a temperatura mais amena, um banho frio antes de deitar pode ajudar com essa diminuição de temperatura. Lembre-se também de dormir com roupas mais leves.
Além de todas essas dicas, é necessário também atentar para o desperdício de água e para vazamentos visíveis e ocultos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e enquanto lava a louça, além de não lavar carros, calçadas ou quintais e usar a máquina de lavar somente na capacidade máxima.
Tags
CEARÁ