Foto: Guto Vital/Agência Miséria |
O município de Barbalha recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), um encontro do Comitê da Subbacia Hidrográfica do Salgado, organizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Esse órgão de caráter consultivo e deliberativo tem como objetivo auxiliar na gestão dos recursos hídricos na região do Cariri.
Emídio Clebson, da gerência regional da Cogerh na Bacia do Salgado, afirmou que os reservatórios do Cariri estão com 58% de sua capacidade hídrica de armazenamento. “Estamos em uma situação um pouco confortável. A nível do Estado do Ceará, estamos acima da média. Hoje, no Ceará, dos 157 reservatórios monitorados, temos 51% da capacidade hídrica”, disse Emídio.
Contudo, ele destacou a preocupação com alguns reservatórios. Um deles é o Genipapeuro 2, localizado no município de Baixio, que se encontra com apenas 15% de sua capacidade e abastece três municípios próximos. “Cálculos prognósticos consideram o aporte zero para o próximo ano, e só teremos condições de abastecimento até maio de 2025. É um município que consideramos com alta criticidade“, afirmou..
Com informações da Agência Miséria
Tags
CARIRI