Foto: Ilustrativa/Reprodução/Internet |
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deu início, nessa segunda-feira (23), à carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições 2024. No total, serão 26.537 mídias eletrônicas instaladas nos equipamentos, sendo 25.572 de votação e 965 de carga.
A carga segue até 28 de setembro em Fortaleza e até 3 de outubro no interior do Estado. As atividades contarão com a participação de cerca de mil pessoas em todo o Estado, entre servidores, colaboradores e magistrados da Justiça Eleitoral.
O momento é realizado em cerimônia pública, podendo ser acompanhado por representantes de diversas entidades fiscalizadoras, como forças armadas, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos, coligações e federações de partidos.
O que é a carga de urnas?
Consiste na inserção de dados e aplicativos necessários ao funcionamento das urnas no dia da votação e em posterior auditoria. Os dados referem-se a seções, eleitores e candidatos. Na oportunidade, todos os componentes da urna são testados. Ao final, os aparelhos recebem lacres físicos para que qualquer tentativa de violação dos equipamentos possa ser evidenciada.
A cerimônia de carga é também mais uma oportunidade de auditoria das urnas, conforme norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a carga e antes da lacração, em 3% da urnas de cada zona eleitoral (que inclui os aparelhos de seção e de contingência) são verificadas a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados, além de ser realizada a simulação de votação à vista de todos(as) os(as) presentes. Após o resultado dessa votação ser conferido, as urnas utilizadas na auditoria são lacradas novamente.
Com informações do Portal GCMais
Tags
POLÍTICA