Milagres inicia programação do Maio Laranja com ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Reprodução

A Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria de Proteção Social, inicia nesta segunda-feira (12), a programação da campanha Maio Laranja — mês dedicado à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com uma série de atividades educativas e mobilizações sociais, a campanha visa alertar, informar e fortalecer a rede de proteção no município.

A primeira ação será uma blitz educativa na Praça 7 de Setembro, a partir das 8h desta segunda-feira, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema. Durante toda a semana e ao longo do mês, estão previstas oficinas, rodas de conversa, gincanas, caminhadas e ações dentro das escolas, envolvendo alunos, pais, professores e profissionais da rede socioassistencial.

A vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, reforça a seriedade do tema e o compromisso da gestão municipal. “Falar sobre abuso sexual infantil ainda é um tabu, mas é um dever de todos nós. A campanha Maio Laranja é um momento de mobilização, reflexão e ação. Nosso trabalho é garantir que as crianças e adolescentes de Milagres cresçam protegidos, com respeito e dignidade. Essa responsabilidade é de toda a sociedade”, destacou.

Na terça-feira (13), a campanha segue com oficinas para crianças e rodas de conversa com os pais no CEI do Distrito Rosário, no turno da manhã, e no Novo Espaço da Criança e na ProInfância Heleneide Pereira, à tarde. As crianças confeccionarão a flor símbolo da campanha, enquanto os responsáveis participarão de conversas orientativas conduzidas por equipes do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Educação.

As ações continuam na quarta-feira (14) com uma nova blitz no Posto Magnólia. Já na quinta (15), haverá uma caminhada com saída do Parque de Eventos até a Secretaria de Proteção Social. Ao final, crianças e adolescentes participarão de atividades educativas e de uma gincana com alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal.

No dia 20, a campanha se desloca para o Distrito Café da Linha, onde será realizada uma blitz em um dos postos de combustíveis da localidade, reforçando a conscientização junto à população da zona rural.

As ações educativas seguem no dia 21, na Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, e no dia 22, na Escola Profissionalizante Irmã Ana Zélia da Fonseca, com a presença de equipes multiprofissionais que trabalharão o tema diretamente com os alunos.

O encerramento acontece no dia 29, na sede da Secretaria de Proteção Social, com a realização do Fórum “ECA – Hoje e sempre, Conhecer e Saber Agir”. O evento contará com a presença da promotora de Justiça Dra. Thaís Moutelík Aguiar de Azevedo e do juiz Dr. Otavio Oliveira de Morais, e reunirá representantes de escolas públicas e privadas, associações, secretarias municipais e comunidade em geral.

Toda a população de Milagres está convidada a participar. Denúncias de violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 ou nos órgãos de proteção do município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem