![]() |
Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
A manhã desta segunda-feira (12) foi marcada por um importante momento de valorização da cultura e da economia criativa de Milagres. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Proteção Social, promoveu o Encontro dos Artesãos do município, reunindo 45 profissionais que atuam com diferentes formas de artesanato. A ação contou com a presença do prefeito Anderson Eugênio, da vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, da secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Lúcia Landim e do diretor da CeArt (Central de Artesanato do Ceará) no Cariri, Romão Nunes.
Durante o encontro, 25 artesãos foram avaliados pela equipe da CeArt para obtenção da carteira de identificação da instituição — documento que garante reconhecimento oficial, acesso a políticas públicas e participação em feiras e eventos. Outros dez artesãos, já cadastrados, tiveram suas carteiras liberadas na oportunidade. A carteira da CeArt também possibilita benefícios como hospedagem na Casa do Artesão, em Fortaleza, além de incentivos fiscais.
![]() |
Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
"É o momento de oferecermos esforços, levantar a nossa voz para divulgar o trabalho e dar condições de gerar oportunidades para essas pessoas", destacou o prefeito Anderson Eugênio. "A categoria dos artesãos do nosso município precisa ter visibilidade. É uma oportunidade de gerar emprego e renda para essas pessoas que trabalham no dia a dia com a arte das suas mãos", completou.
Romão Nunes, diretor da CeArt no Cariri, ressaltou o papel da carteira na valorização dos profissionais: "Esse foi o primeiro contato da maioria dos artesãos com a CeArt, no qual foi feito o teste de habilidade para avaliar a técnica. Com a carteira em mãos, eles poderão participar de feiras, receber incentivos fiscais e usufruir da Casa do Artesão em Fortaleza, seja por motivo de saúde, compra de material ou viagem."
Além das ações de reconhecimento, o evento também foi marcado pelo lançamento do projeto "Contando Minha História entre os Retalhos", idealizado em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, por meio da Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Leite de Lima.
De acordo com Raimundo Carlos, coordenador da Biblioteca, o projeto vai reunir histórias de vida e memórias dos participantes, a partir dos retalhos das costureiras locais. "Vamos trabalhar na construção de uma colcha de retalhos. Teremos poesias, contação de histórias e experiências compartilhadas. É quase como uma biblioteca-terapia. Vamos construir várias colchas permeadas pelas nossas lembranças", explicou.
A artesã Geruza da Silva, que participou do encontro, destacou a emoção de viver esse momento. “Estou muito feliz. Representa coisas importantes na minha vida. Desde criança trabalho com cachorrinho, com soplar. É a minha arte.”
A ação faz parte da política de fortalecimento da economia solidária e da cultura popular em Milagres, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o reconhecimento dos saberes tradicionais e com a geração de renda para os trabalhadores da arte manual.
Tags
MILAGRES