Ceará tem 85,3% de crianças alfabetizadas, supera meta de 2030 e segue com melhor índice do Brasil

Foto: Camila Lima/DN

O Ceará continua na dianteira da educação em todo o Brasil: com 85,3% das crianças sabendo ler e escrever, o Estado tem o maior índice de alfabetização do País. Os dados são do Índice Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação (MEC), divulgados nesta sexta-feira (11).

Os números utilizados pelo MEC são de avaliações estaduais realizadas em 2024. É a segunda vez que o levantamento é apresentado pelo Ministério, e repete a posição de liderança do Ceará, que no ano passado já tinha índice de 85% de alfabetização.

A meta do programa é que, até 2030, o Brasil tenha pelo menos 80% das crianças sabendo ler e escrever na idade certa. O Ceará é o único estado brasileiro que, desde 2023, já ultrapassou essa porcentagem.

Atrás do Ceará, estão os estados de Goiás, com 73% de alfabetização; Minas Gerais e Espírito Santo, com 72%; e Paraná, com 70%.

Em 2024, de acordo com o MEC, 11 estados atingiram a meta projetada para 2024. O índice do País, porém, ficou abaixo do projetado: considerando todas as crianças brasileiras, só 59,2% sabem ler e escrever. A meta era chegar a 60%.

O Ministério afirma que Brasil atingiria o índice se o Rio Grande do Sul tivesse resultado similar a 2023. Devido às graves enchentes que o afetaram, restringindo o acesso de crianças à escola, o estado sulista teve uma redução de 63% para 45% de alfabetizados.

Com informações do Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem