![]() |
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Internet |
O consumo de carne de frango, ovos e derivados segue recomendado no Ceará, mesmo após a confirmação de um caso de gripe aviária no estado. O diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, explicou, em entrevista nesta quarta-feira (23), que o cozimento desses produtos já elimina qualquer risco à saúde.
O cozimento já mata qualquer possibilidade de o vírus estar ali contaminando. Ela é uma doença, até para esclarecer a população, mais prejudicial para as pessoas que têm o convívio direto com as aves, os tratadores, o proprietário. Para a população que consome a carne, o ovo, o risco é muito pequeno. Pode se alimentar sem problema nenhum”, explica.
Amorim informou ainda que o foco registrado na semana passada em Quixeramobim já foi eliminado. As medidas incluíram a interdição da propriedade e a eutanásia das aves, conforme o plano nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ele destacou também que as propriedades rurais em um raio de 10 quilômetros do foco estão passando por vistorias realizadas por técnicos da Adagri. Até o momento, mais de 100 propriedades foram visitadas, mas nenhum novo foco ou suspeita foi identificado.
“Nós estamos numa fase de vigilância das propriedades. Já foram visitadas [até 22 de julho] 117 propriedades, e em nenhuma foi identificado animal com sintomas. Isso quer dizer que a doença estava naquele foco, naquela propriedade”, reforça Amorim.
Com informações da rádio O POVO CBN Cariri
Tags
CEARÁ