![]() |
Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA |
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), emitiu na última terça-feira (15) a autorização para o funcionamento inicial dos cursos de Psicologia e Farmácia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). De acordo com a instituição de ensino, as primeiras turmas estão previstas para 2026, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ambas as graduações serão oferecidas no campus de Barbalha.
A graduação em Farmácia terá 50 vagas anuais, com turno integral. Já o curso de Psicologia funcionará no período noturno, também com oferta de 50 vagas anuais.
Os cursos foram aprovados no Conselho Universitário (Consuni) e, anteriormente, havia a expectativa de abertura de vagas no Sisu de 2025. Porém, segundo a UFCA, “farmácia e psicologia, no entanto, compõem um grupo de cursos de graduação que precisam de autorização prévia da Seres/MEC para funcionarem. Essa autorização só foi finalizada após o prazo que a universidade tinha para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025”, explica em site oficial.
Avaliações
Antes da autorização do curso de Psicologia, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro uma avaliação in loco para verificar a infraestrutura, a organização didático-pedagógica, bem como os servidores docentes e técnico-administrativos.
Ainda, segundo a UFCA, a autorização do curso de Farmácia já havia sido realizada, sem a necessidade de uma visita presencial do Inep. A etapa de reconhecimento, para o curso de Farmácia, deve ocorrer apenas em 2029.
Com informações da Agência Miséria
Tags
CARIRI