![]() |
Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
Na tarde desta quarta-feira (23), o plenário da Câmara Municipal de Milagres foi palco de um marco simbólico e histórico para a causa LGBTQIA+: a fundação do núcleo municipal da União Nacional LGBT (UNALGBT MILAGRES). O ato, de caráter simbólico, foi conduzido por Silvinha Cavalleire, presidenta nacional da UNALGBT Brasil, vice-presidenta da ATRAC/CE (Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará) e assessora da deputada estadual, Lia Gomes.
O evento contou com a presença do prefeito Anderson Eugênio, além de importantes representantes da gestão pública e da sociedade civil, como Normélia Eugênio Sisnando, secretária da Diversidade, Inclusão, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; Anaiza Xavier, secretária executiva da Secretaria de Proteção Social; Joanacelle Gorgonho, da Associação Comunitária de Milagres (ACOM) e Priscila Vasques, representando o movimento Empoderar Mulheres.
Durante sua fala, Silvinha Cavalleire destacou a relevância da criação do núcleo para o avanço dos direitos humanos no município. “A importância do evento é juntar a população que está pronta, preparada e querendo fazer uma modificação, uma melhoria, avanços civilizatórios nos direitos da UNA, da população LGBT+”, afirmou.
Ela ressaltou ainda que o núcleo busca garantir o respeito e a efetivação dos direitos da população LGBTQIA+ em Milagres. “O propósito único é fazer os direitos de pessoas LGBT serem garantidos e respeitados por toda a sociedade milagrense”, pontuou.
Entre os próximos passos defendidos pela entidade estão a realização da primeira Parada do Orgulho LGBT+ no município e a criação de um Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT+, o que consolidaria políticas públicas voltadas ao segmento.
Com a iniciativa, Milagres dá um importante passo rumo à promoção da cidadania plena, ao respeito à diversidade e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as pessoas.
Tags
MILAGRES