Milagres realiza II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com forte participação popular e foco em igualdade e cidadania

Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres

A cidade de Milagres foi palco, nesta terça-feira (22), de um importante momento de articulação e fortalecimento dos direitos das mulheres. Realizada no auditório da secretaria de Proteção Social, a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reuniu lideranças, especialistas e dezenas de participantes para discutir o tema "Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas".

Promovido pela Prefeitura Municipal de Milagres, por meio da secretaria da Diversidade, Inclusão, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, o evento foi um espaço de escuta ativa, construção coletiva e definição de estratégias que visam ampliar e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres milagrenses.

A conferência contou com a presença do prefeito Anderson Eugênio, da vice-prefeita e secretária de Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, da secretária da Diversidade e Direitos Humanos, Normélia Sisnando Eugênio, da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Anasara Tavares Gonzaga, além de vereadores, lideranças estaduais e representantes da sociedade civil organizada. Também marcaram presença Mara Guedes, coordenadora da Casa da Mulher do Estado do Ceará, representando a secretária de Estado da Mulher, Lia Gomes, e Silvinha Cavalleire, presidente nacional da União Nacional LGBT.

A conferencista principal foi a professora e pesquisadora Grayce Alencar Albuquerque, doutora em Ciências da Saúde e atual coordenadora do Observatório da Violência e Direitos Humanos da Região do Cariri, vinculado à URCA. Em sua fala, Grayce destacou a importância do momento. "É um momento histórico para o município e para as mulheres de Milagres, porque quando as mulheres estão juntas em um coletivo, elas levantam bandeiras, denunciam vulnerabilidades e direcionam as políticas públicas”, afirmou.

Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres

Durante a programação, as participantes se dividiram em grupos de trabalho, onde foram debatidos seis eixos temáticos:

Eixo 01 – Participação política, cidadania e democracia
Eixo 02 – Enfrentamento às violências de gênero
Eixo 03 – Autonomia econômica, trabalho e renda
Eixo 04 – Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos
Eixo 05 – Equidade para as mulheres em sua diversidade
Eixo 06 – Educação não sexista e cultura igualitária

As propostas surgidas dos grupos foram posteriormente debatidas e aprovadas em plenária, fortalecendo o caráter democrático e participativo da conferência.

O prefeito Anderson Eugênio destacou o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas para mulheres. “Queremos uma sociedade onde as mulheres tenham autonomia e seus direitos respeitados. Nossa secretaria foi criada com essa missão: garantir a proteção, a diversidade e o direito de existir de todos e todas.”

A secretária Normélia Sisnando Eugênio reforçou o suporte oferecido pela estrutura municipal. “Toda mulher que se sentir violada em seus direitos pode buscar atendimento em nossa rede. Temos profissionais preparados para oferecer apoio social, psicológico e jurídico”, afirmou.

Representando o Governo do Estado, Mara Guedes elogiou a estrutura oferecida pela gestão municipal. “É admirável ver uma cidade do porte de Milagres com uma rede tão completa. A criação de uma secretaria voltada exclusivamente às mulheres é um avanço. Quem sabe, juntas, possamos um dia viver em uma sociedade livre de violência contra as mulheres.”

A II Conferência Municipal reafirma o papel de Milagres como referência regional na promoção dos direitos humanos, da igualdade de gênero e da participação cidadã.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem