![]() |
Foto: Reprodução |
A vereadora Dra. Karinne (MDB), de Nova Olinda, solicitou à presidência da Câmara que seja chamada de "doutora" pelos demais colegas da Casa durante as sessões legislativas. A parlamentar, que é advogada, reclamou também que os ofícios encaminhados ao seu gabinete não contém o título acadêmico, embora a emedebista não tenha doutorado.
“Inicialmente, eu só gostaria de fazer um pedido porque já veio até um ofício para esta Casa em relação ao meu nome. Eu gostaria de ser chamada pelo nome que a gente escolheu, que é pelo meu nome social, que está aqui, doutora Karinne”, declarou a vereadora.
O presidente da Câmara, Neném de Camilo (PSB), afirmou que o regimento interno da Casa não obriga os vereadores a praticar tratamento diferenciado aos pares durante as sessões. Já em relação aos documentos expedidos pela Câmara, ele garantiu que todos os ofícios e requerimentos passarão a incluir o título de ”doutora” antes do nome da parlamentar.
Em junho, a vereadora acionou a Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para exigir o tratamento de doutora nos registros, eventos e interações institucionais da Casa. O órgão acolheu o pedido e notificou a presidência da Câmara no fim do mês passado para reforçar a solicitação da parlamentar.
Em nota, a vereadora disse que teve a fala distorcida por pessoas que tentam desqualificar mulheres ocupantes de espaços de poder. Ela também afirmou que todo parlamentar tem o direito de escolher como será oficialmente identificado e que optou por ser chamada de doutora não por vaidade mas porque é conhecida assim pela maioria da população.
O manual de comunicação do Senado Federal recomenda que o títuo doutor ou doutora não seja utilizado como forma de tratamento no setor público. A orientação é que o nome seja adotado apenas para identificação de pessoas que tenham o título acadêmico. Médicos e advogados devem ser identificados como os demais profissionais.
Com informações da Rádio OPOVO/CBN Cariri
Tags
POLÍTICA