![]() |
Foto: Carlos Varela |
Com fé, emoção e grande participação popular, teve início nesta terça-feira (5) a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira do município de Milagres. Reunindo milhares de fiéis da cidade e de diversas regiões do Ceará e do Nordeste, a celebração religiosa, uma das mais importantes do interior do Estado, acontece neste ano com o tema “Mãe da Igreja, Senhora da Esperança” e segue até o dia 15 de agosto.
A abertura oficial foi marcada pela já tradicional Caminhada com a Bandeira, que saiu da Praça Padre Cícero, onde os devotos se reuniram para seguir em procissão até a Igreja Matriz. No local, aconteceu o hasteamento da bandeira e a Celebração Eucarística de abertura, que também lembrou o aniversário de dedicação do altar da igreja matriz.
O prefeito de Milagres, Anderson Eugênio, destacou a importância histórica, afetiva e cultural da celebração. “No patamar dessa igreja estão depositadas as histórias, as memórias afetivas, tudo que nós construímos ao longo do tempo, de todos aqueles que vieram antes de nós, os nossos avós, os nossos pais. Então nós somos o resultado dessa cultura, dessa fé que transforma vidas, que nos levanta, que nos ergue. E é com essa alegria, com esse sentimento de pertencimento que nós celebramos a Nossa Padroeira, Nossa Senhora dos Milagres.”
A vice-prefeita Elisângela Crisóstomo falou emocionada sobre o simbolismo da festa para os filhos da terra. “O coração bate mais forte porque renova a nossa religiosidade para nós que somos filhos de Milagres e devotos de Nossa Senhora. Não tem como não se emocionar no dia da nossa bandeira.”
Já o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, Padre Fabiano Duarte, fez questão de agradecer a presença maciça do povo milagrense. “Agradecemos a Deus pela vivacidade deste povo, pela presença, pela participação e por ser um sinal de comunhão para todos nós, que participamos com alegria desta bela festa, tão esperada por todo o povo de Milagres. Estar com o povo e estar em Milagres já é, para nós, uma grande emoção.”
A devoção também emociona quem acompanha a festa ano após ano. É o caso da dona de casa Maisa Silva Sousa, do Sítio Serrote. “A gente se lembra dos que já foram, que não estão presentes aqui com a gente. É muita emoção nesse momento. Só peço a Nossa Senhora muita paz e saúde.”
Programação segue até o dia 15 de agosto
Entre os destaques da programação religiosa estão os batizados nos dias 9 e 10, e, claro, o grande dia 15 de agosto, quando acontece a Solenidade de Nossa Senhora dos Milagres, com Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, às 9h da manhã.
À tarde, a partir das 15h30, haverá a tradicional Consagração a Nossa Senhora, seguida da Procissão de Encerramento. Neste ano, não haverá a tradicional missa das 16h. A programação se encerra com a Bênção do Santíssimo Sacramento, marcando o fim de mais uma edição da festa que alimenta a fé do povo milagrense e consolida sua identidade cultural e religiosa.
Tags
MILAGRES