![]() |
| Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste |
Professores de todo o Brasil têm, agora, uma identificação própria para garantir acesso a benefícios culturais, comerciais e de lazer: a Carteira Nacional do Docente do Brasil (CNDB). O novo documento foi entregue a 3 mil cearenses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (3), em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Além da CNDB, foram entregues mais de 400 vales-computadores aos docentes, complementando o pacote de “iniciativas para o desenvolvimento e a valorização” da categoria, como reforçou o presidente.
O evento – que incluiu anúncios sobre a terceira fase das obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e sobre o Datacenter do Tik Tok no Ceará – contou com a presença, ao lado de Lula, de autoridades como o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Receberam a CNDB das mãos de Lula professores de escolas municipais e estaduais e de universidades como Federal do Ceará (UFC), Federal do Cariri (UFCA), Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Estadual do Ceará (Uece) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Entre os docentes que ganharam a “carteirinha” no local está Alexsandra Lima, que leciona no curso de Pedagogia da UVA em Sobral. Para ela, a iniciativa “é um reconhecimento mais do que simbólico”.
“É um reconhecimento de que a educação precisa estar articulada à cultura, à arte. A arte hoje é potencializadora de saúde mental, e isso é um aspecto muito importante pra nós professores. A carteirinha vai nos permitir o acesso a direitos que merecemos pela nossa dedicação e compromisso”, pontuou, em entrevista ao Diário do Nordeste.
Docente de Matemática na mesma instituição de ensino superior, Davi Ribeiro destaca que a CNDB vai na contramão da desvalorização crescente dos profissionais da educação. “Nos últimos anos, temos perdido o valor no mercado: temos nos tornado um número, um escore, não pessoas. A carteirinha resgata a pessoa do professor”, considera.
O documento também é válido para professores do ensino básico – como Illana Soares, que leciona no Liceu de Messejana, escola estadual em Fortaleza. “É uma vitória da categoria, de valorização do que fazemos em sala de aula. E foi um processo simples: fiz um cadastro online, foi bem organizado”, descreve.
Em discurso, o presidente Lula relembrou que a criação da carteira foi uma “obsessão” de Camilo Santana, e que representa um símbolo de valorização da categoria. “O Camilo pediu um dia de licença, assumiu o cargo no Senado, criou e aprovou o projeto. Hoje é um dia de glória”, definiu.
Com informações do Diário do Nordeste
Tags
CEARÁ



