![]() |
| Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
A força de um recomeço ganhou voz, ritmo e significado na noite desta quarta-feira, dia 3, durante o VIII Encontro de Vozes, promovido pela Prefeitura de Milagres por meio da Secretaria da Diversidade, Inclusão, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Com o tema “O poder do recomeço: quando a coragem vence o medo”, o evento ocorreu na quadra de esportes do Distrito Fronteiro e reuniu dezenas de mulheres em um momento marcado por emoção, reflexão e muito acolhimento.
Logo na chegada, as participantes receberam leques com a mensagem “Sim, mas com respeito” e adesivos “Não é não”, reforçando o compromisso do encontro com a proteção, o diálogo e a valorização das mulheres milagrenses. A abertura ficou por conta da secretária Normélia Sisnando, que destacou à comunidade a estrutura e os serviços da Secretaria da Diversidade, Inclusão, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, além da Casa da Mulher Milagrense, que conta com uma equipe formada por advogados, psicóloga e outros profissionais preparados para acolher e orientar mulheres em diferentes situações de vulnerabilidade ou necessidade de apoio.
A palestra da noite ficou sob o comando de Monísya Oliveira, coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, que utilizou a música como ponte para conectar sentimentos e despertar reflexões. Em um segundo momento, conduziu uma dinâmica simbólica com sementes de milho, convidando cada mulher a representar seus medos, limites e possibilidades de mudança.
A atividade seguiu etapas simples, mas profundas. Cada participante recebeu uma semente para colar em uma folha, pensando em um medo pessoal. A cola representava o que prende, o que impede a passagem para um novo ciclo. A reflexão principal foi clara: quando uma semente é colocada no lugar errado, ela não frutifica, assim como nossos medos podem nos paralisar. Já as sementes que não foram coladas simbolizaram a chance de plantar no lugar certo, sendo lançadas de forma simbólica como gesto de libertação e recomeço.
![]() |
| Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres |
A palestrante Monísya reforçou a importância da superação diária. “É saber que a gente tem a capacidade de superação e que precisamos modificar a realidade. Que as mulheres possam repensar, refazer rotas, estar sempre recomeçando as suas dificuldades. A Secretaria da Mulher está disponível com vários profissionais para ajudarem a superar alguma dificuldade, sempre disposta para contribuir no empoderamento feminino e vencendo situações difíceis”, afirmou.
O encontro também tocou profundamente quem vive e sente a realidade do Distrito Fronteiro. Maria do Socorro, moradora da comunidade, destacou o impacto da dinâmica. “Foi muito marcante e ajudou a abrir muitas coisas na minha mente, falando sobre o medo. O que elas falaram motivou mais ainda o que eu estou querendo para mim no futuro. E coragem para mim é tudo”, disse.
Com foco na escuta, no diálogo e na construção de vínculos, o VIII Encontro de Vozes reafirmou o compromisso da Prefeitura de Milagres em fortalecer políticas públicas que acolhem, orientam e empoderam as mulheres milagrenses. A cada ação, reforça-se a mensagem de que recomeçar é possível e que, com apoio, respeito e coragem, toda mulher pode transformar sua própria história — e a Prefeitura segue ao lado da comunidade para que esses caminhos de mudança continuem florescendo.
Tags
MILAGRES




