![]() |
| Foto: Nívia Uchoa |
O cenário de seca avançou no Cariri em novembro, conforme o último relatório divulgado nesta sexta-feira (16) pela plataforma Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Assim como no levantamento de outubro, 100% dos municípios da região permanecem em situação de seca, porém houve aumento na severidade: 21 municípios enfrentam seca grave e oito, seca moderada.
Na região, apenas os municípios de Antonina do Norte, Assaré, Tarrafas, Altaneira, Nova Olinda, Farias Brito, Várzea Alegre e Granjeiro estão ainda com cenário moderado.
No Ceará, mais de 40% do território apresenta seca grave, atingindo 93 municípios, o pior cenário desde 2018. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “isso tudo é devido à falta de chuva no segundo semestre”.
“No Ceará, devido às anomalias negativas de precipitação e piora dos indicadores, houve avanço das secas moderada e grave no norte do estado. Por outro lado, devido a melhora dos indicadores no oeste, houve recuo da seca grave. Os impactos passam a ser de curto e longo prazo”, diz o relatório.
Com informações da Agência Miséria
Tags
CARIRI



