![]() |
| Foto: Divulgação / Governo do Ceará |
Já está disponível o sistema de matrículas na rede pública estadual, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual. Segundo divulgado, o objetivo é atender pais ou responsáveis que já realizaram cadastro no período previsto no edital e cujos filhos não foram contemplados nos processos seletivos.
A medida possibilita a escolha de uma nova opção de escola regular, que tenha oferta de vaga disponível, para realização da matrícula de seus filhos. Para isso, deve-se observar a disponibilidade de vagas.
O sistema foi aberto neste domingo (25) e continua disponível até a próxima quarta-feira (28), às 15 horas. A Seduc informa ainda que, durante esse período, o sistema também aceitará o cadastramento de pais e responsáveis que ainda não tinham se cadastrado, para matricular alunos nas escolas regulares. Da mesma forma, os interessados devem observar as escolas que apresentam disponibilidade de vagas.
Conforme a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, todos os jovens serão atendidos na rede pública estadual de ensino em Fortaleza e no interior do estado, para o ano letivo de 2026.
Antes do início das matrículas, foram divulgadas informações relativas ao processo. Para os estudantes residentes em Fortaleza, a Seduc realiza essa ação pela internet, com opções de acesso por meio do aplicativo ou do sistema Matrícula On-Line, para as escolas regulares. No Interior, as matrículas são realizadas nas próprias unidades de ensino da rede estadual.
O processo foi dividido em três fases sequenciais: matrícula de estudantes veteranos (apenas confirmação da matrícula na mesma escola, pois a vaga já foi assegurada), remanejamentos interno (solicitação de vaga em outra escola) e externo (alunos vindos das redes municipais), e matrícula de novatos (novas matrículas na rede estadual).
O princípio da equidade é eixo central do processo e garante que populações prioritárias façam matrícula antes do público geral. Entre os grupos contemplados estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da Educação Especial — incluindo pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação —, dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de jovens em condições de vulnerabilidade social. Em Fortaleza, a matrícula deste público ocorreu de 15/12/2025 a 14/01/2026, com o processamento e divulgação da efetivação da matrícula ocorrendo em 15/01/2026. No interior, a matrícula dos grupos prioritários foi de 6 a 7 de janeiro de 2026.
A matrícula dos alunos veteranos é automática. Em Fortaleza, esta fase ocorreu de 15 a 31 de dezembro de 2025. Já no interior, aconteceu entre os dias 22 e 31 do mesmo mês. É necessário que o estudante maior de 18 anos ou o responsável acompanhe o processo junto à escola.
Tags
CEARÁ



