![]() |
| Foto: Diego Sombra / Governo do Ceará |
O Ceará deve ter pouca incidência de chuvas até a quinta-feira (12), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) divulgado nesta terça (10). A partir da quinta, no entanto, há perspectiva de aumento da ocorrência de chuva em todo o estado.
“A imagem do canal visível do satélite GOES-19, das 8h (horário local), destaca a presença de pouca nebulosidade sobre o Ceará e áreas circunvizinhas. Sobre o oceano Atlântico, a leste do Nordeste Brasileiro, observa-se a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 0° de latitude”, pontua o órgão.
Na quinta-feira, é esperado aumento da ocorrência de chuvas em todo o estado. Durante a madrugada, são previstas chuvas no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, que deverão persistir ao longo da manhã, além do surgimento de novas áreas de precipitação, como na faixa litorânea. No período da tarde e da noite, grande parte da porção central do estado deverá apresentar áreas com chuva.
Os eventos de chuva previstos estão associados principalmente a efeitos locais, como as brisas terrestre e marítima, e à interação entre relevo, umidade e temperatura. Além disso, o deslocamento do VCAN deverá proporcionar condições atmosféricas favoráveis à ocorrência dessas precipitações.
Com informações do portal GCMais
Tags
CEARÁ



