Milagres será beneficiada por investimentos em reforços no sistema de transmissão de energia

Crédito: Samuel Setubal / O POVO

Milagres está no mapa de um dos maiores pacotes recentes de investimentos em infraestrutura elétrica do país. De acordo com publicação do jornal OPOVO, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, autorizou cerca de R$ 1,05 bilhão para a implantação de reforços no sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro, e o município será diretamente beneficiado com melhorias estratégicas em suas subestações.

Os investimentos fazem parte da terceira emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (Potee) 2025 e contemplam a implantação de 687 reforços de pequeno porte em todo o país. No Ceará, as ações envolvem seis municípios, Fortaleza, Icó, Quixadá, Milagres, Banabuiú e Sobral, com intervenções previstas em 17 subestações de energia.

Todas as intervenções autorizadas são classificadas como de necessidade imediata e têm prazo de até 36 meses para conclusão após o início das operações. O cronograma prevê que os investimentos sejam aplicados ao longo dos próximos quatro anos, com conclusão total até o fim de 2029.

Na Subestação Milagres, estão previstas quatro intervenções voltadas à instalação de Onda Portadora em Linha de Alta Tensão, conhecida como Oplat, além de equipamentos associados à teleproteção alternada. As ações envolvem diferentes entradas de linha e incluem a implantação de sistemas de teleproteção alternados e bobinas de bloqueio, tecnologias fundamentais para ampliar a segurança do sistema elétrico e reduzir riscos de falhas na transmissão.

Já na Subestação Milagres II, os investimentos incluem a instalação de para-raios, barramento de transferência de 500 kV, extensão de barramento de neutro de 34,5 kV, além de isoladores e cabos para a interligação do Sistema de Proteção, Controle e Supervisão. As melhorias serão realizadas no módulo da fase reserva do reator da Linha de Transmissão de 500 kV Açu III/Milagres II, Circuito 2, uma estrutura estratégica para o sistema elétrico regional.

O fortalecimento da infraestrutura elétrica é essencial para acompanhar o crescimento da cidade e garantir qualidade de vida para quem vive, trabalha e investe em Milagres.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem