Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil e Rogério Bié/Seduc |
Em 2023, 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluíram o ano letivo alfabetizadas, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). As informações foram apresentadas nesta segunda-feira (27) pela secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, e pela secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace.
O Spaece avaliou integralmente os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, alcançando mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas. O ano letivo de 2023 iniciou-se com a Avaliação Formativa “Avalie CE”, realizada em parceria com os municípios, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas dos estudantes. A partir dessas informações, e por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa, agora denominado Paic Integral, foram desenvolvidas estratégias direcionadas para a recomposição das aprendizagens, contribuindo assim para o avanço contínuo do sistema educacional no estado.
Conforme o governo estadual, esforços para a recomposição das aprendizagens resultaram em avanços no cenário educacional. Em 2022, houve uma redução para 15,4% no percentual de crianças não alfabetizadas, enquanto a taxa de alfabetização ao término do 2º ano elevou-se para 84,6%, de acordo com dados do Spaece. Esses números representam uma notável evolução em comparação com o cenário de 2007, onde apenas 39,8% das crianças estavam alfabetizadas ao final do 2º ano.
A avaliação do 5º ano do Ensino Fundamental em 2023 revelou melhorias expressivas na aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado saltou para 63,8%, em comparação com os 6,9% registrados em 2008. Já em Matemática, esse percentual subiu para 48,4%, partindo de 3,6% em 2008.
É relevante destacar que, em 2022, os esforços de recomposição das aprendizagens resultaram em um aumento da soma do percentual de estudantes nos níveis adequado e intermediário para 83,7% em Língua Portuguesa e 71,9% em Matemática. Em 2023, esses números cresceram ainda mais, atingindo 86,5% e 75,9%, respectivamente.
No 9º ano, também se observou um avanço significativo. O percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa aumentou de 2,5% para 29,1% em 2023, enquanto em Matemática esse percentual subiu de 1% em 2008 para 18,9% no mesmo ano.
Com informações do Portal GCMais
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