![]() |
Foto: Portal OKariri |
O início de mês, tradicionalmente marcado por maior movimentação nas agências bancárias devido ao calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trouxe preocupação e frustração para moradores de Milagres. A escassez de dinheiro nos caixas eletrônicos das agências bancárias tem dificultado a vida de aposentados, pensionistas e também de comerciantes locais.
Nesta quinta-feira (1), a equipe da Rádio Cast esteve na agência do Bradesco em Milagres e encontrou uma fila com cerca de dez pessoas aguardando para sacar seus benefícios. No entanto, não havia dinheiro disponível nos terminais. A constatação causou indignação e decepção entre os presentes, que deixaram o local sem conseguir realizar os saques.
A situação tem se repetido nos últimos dias, agravando ainda mais a rotina de quem depende do benefício do INSS. Com a falta de dinheiro nos caixas, muitos segurados se veem obrigados a se deslocar para municípios vizinhos, como Mauriti e Brejo Santo, em busca de atendimento — o que representa um custo extra e um desgaste físico para grande parte do público, composto por idosos.
O problema não afeta apenas os beneficiários. O comércio local também sente os reflexos da crise. Para muitos comerciantes, o início do mês é um dos períodos mais esperados para alavancar as vendas, justamente por conta da injeção de recursos dos pagamentos do INSS na economia local.
O feirante Antônio Fábio, em entrevista ao portal OKariri, lamentou o impacto nas vendas: “O movimento fraco na feira faz com que a gente fique inadimplente em alguns compromissos assumidos”. Já o comerciante Fabrício Malheiro destacou outra consequência grave: “As pessoas, os aposentados, vão tirar o dinheiro em outras cidades e gastam o dinheiro por lá mesmo. Aí nossa economia tem prejuízo”.
A comunidade espera uma solução urgente para garantir o direito dos beneficiários e preservar a economia local.
Tags
MILAGRES