MPF investiga possíveis fraudes eleitorais em Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro

Foto: TRE/PI

A Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará está investigando suspeitas de transferências ilegais de eleitores em 18 municípios cearenses, entre eles três localizados na região do Cariri: Altaneira, Antonina do Norte e Granjeiro. A ação foi encaminhada à Corregedoria Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) pelo procurador Samuel Miranda Arruda.

A investigação teve início após a identificação de indícios de fraudes em cadastros e transferências de eleitores. Em alguns casos, o número de votantes superou o de habitantes dos municípios, incluindo registros de pessoas com menos de 16 anos, idade em que o voto ainda não é permitido, e de cidadãos cujo voto é facultativo — como adolescentes de 16 a 18 anos e idosos com mais de 70 anos.

Em Altaneira, por exemplo, o crescimento no número de eleitores levantou suspeitas, já que a diferença de votos entre o prefeito eleito e o segundo colocado foi de apenas 347 votos — margem considerada apertada e que pode ter sido impactada pelas possíveis irregularidades.

A Procuradoria também destacou que, em 2024, durante a janela permitida para alterações no cadastro eleitoral, houve um aumento expressivo nos registros de alistamentos e transferências, principalmente em Granjeiro. O mesmo foi observado em Antonina do Norte, onde os dados chamaram atenção pela concentração atípica de mudanças eleitorais.

Diante disso, o Ministério Público Federal solicitou que a Corregedoria Eleitoral realize uma correição nos cadastros eleitorais dos 18 municípios investigados. Caso as fraudes sejam comprovadas em proporção que comprometa a legitimidade do processo eleitoral, será requerido o processo de revisão do eleitorado nessas cidades.

Com informações da Rádio OPOVO/CBN Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem