Cerca de 480 mil famílias do Ceará terão gratuidade na conta de luz a partir de julho

Foto: Thiago Gadella/DN

A conta de luz, que é um dos itens de maior peso no orçamento familiar, será aliviada para cerca de 481 mil famílias do Ceará a partir de 5 de julho. Esse grupo terá gratuidade na conta de energia, seguindo as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Moradores de 481 mil imóveis no Ceará se enquadram nos padrões de renda da tarifa social e têm um consumo de até 80 kWh, garantindo 100% de desconto na conta de luz. A informação é da Enel

Estima-se que cada unidade consumidora tem, em média, de duas a três pessoas. Ou seja, a gratuidade pode beneficiar até 1,4 milhão de cearenses.

A isenção das tarifas não significa, entretanto, que os clientes deixarão de receber a conta de luz. A fatura ainda chegará às residências com a cobrança de encargos e tributos, como a contribuição de Iluminação Pública (CIP). 

Além disso, 1 milhão de famílias serão beneficiadas com descontos parciais na conta de energia. O desconto da tarifa social de 100% é garantido aos primeiros 80 kWh consumidos. No caso de um consumo maior, a família paga apenas pelo excedente.

Por exemplo, se o cliente tem um consumo mensal de 150 kWh, pagará por 70 kWh, parte do consumo que excede o teto da gratuidade. 

As mudanças na tarifa social foram definidas por Medida Provisória e devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional para não perderem a validade. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) operacionalizou a alteração em 11 de junho.

Com informações do Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem