Idosos com menos de 65 anos voltam a pagar pelo transporte público em Juazeiro do Norte

Foto: Reprodução/Ministério Púbico Estadual

A Viametro Cariri, empresa responsável pelo transporte público de Juazeiro do Norte, retomou a cobrança de passagem para idosos entre 60 e 65 anos como medida para diminuir os custos de operação devido à falta do repasse de subsídios em 2025.

André Eskinazi, diretor-executivo da Viametro, explicou que a isenção da passagem para pessoas entre 60 e 65 anos constava em uma lei municipal e que a gratuidade desse público era parte de um acordo com a Prefeitura.

“A lei municipal prevê isenção de 65 anos em diante, mas como existia o subsídio, era tácito pela Prefeitura aceitar que pessoas entre 60 e 64 anos, 11 meses e 29 dias, não pagassem passagem”, explicou Eskinazi em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri nesta segunda-feira, 30.

A Viametro alega não ter recebido o subsídio do Município neste ano para custeio de parte da operação, o que impacta na situação financeira da empresa. Segundo Eskinazi, funcionários precisaram ser demitidos e as linhas João Cabral e Horto devem ser encerradas para contenção de gastos.

A empresa também anunciou que deve cobrar R$6,23 na passagem caso o subsídio continue suspenso.

“No dia 1° de janeiro de 2025, a gente já poderia ter cobrado os R$6,23, mas a gente não cobrou porque sabemos que é inexequível para a grande população usuária e criaria um ciclo vicioso de custo maior do que passageiro pagante, e isso colapsa o sistema”, explicou o diretor-executivo.

De acordo com Eskinazi, 95.793 passageiros são beneficiados com o subsídio total da taxa pela Prefeitura, o que corresponde a 65% do fluxo de passageiros de Juazeiro do Norte, que possui 145.888 pessoas que utilizam o serviço de forma frequente.

Com informações da Rádio OPOVO/CBN Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem