![]() |
Foto: Divulgação |
Na manhã da última segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Milagres foi palco de um evento inédito e histórico: o I Fórum Municipal de Autodefensores, promovido pela Associação Pestalozzi de Milagres. A iniciativa reuniu representantes do Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo, organizações da sociedade civil e representantes das secretarias municipais de Proteção Social, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.
O fórum teve como tema central o fortalecimento da inclusão, da autonomia e do protagonismo das pessoas com deficiência. A programação contou com a palestra da assistente social Valdênia Crisóstomo, que abordou o tema “Protagonismo, autonomia e inclusão social”, destacando a importância de espaços como esse para a construção de uma sociedade mais justa e acessível.
Durante o encontro, também foi apresentado o Movimento Nacional da Pessoa com Deficiência, conhecido como “Autodefensores”, criado pela Federação Nacional das Pestalozzi. A iniciativa tem como objetivo o empoderamento e a promoção da independência das pessoas com deficiência, estimulando o exercício da cidadania ativa.
![]() |
Foto: Divulgação |
Para a diretora do Instituto Pestalozzi de Milagres, Jeanny Gorgonha, o fórum marca um novo momento na vida dos participantes. “A partir de agora, eles começam a conhecer seus direitos, como também seus deveres, e se fazer ouvir, levando sua voz a todos os recantos, buscando melhorias, seja na educação, na saúde, no esporte ou no lazer, para que eles possam realmente ter uma vida melhor e uma qualidade de vida também melhor”, afirmou.
A expectativa da organização é que o evento se consolide no calendário anual da cidade, fortalecendo cada vez mais a rede de apoio e o espaço de fala das pessoas com deficiência em Milagres.
Tags
MILAGRES