Em entrevista, Padre Fabiano fala sobre espiritualidade, mudanças na catequese e programação da Festa da Padroeira

Foto: Reprodução/Facebook

O município de Milagres já se prepara para vivenciar um dos momentos mais importantes do seu calendário religioso: a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da cidade, que neste ano acontecerá de 5 a 15 de agosto, com o tema “Mãe da Igreja, Senhora da Esperança”. Em entrevista à Rádio Cast, o pároco administrador da paróquia, padre Fabiano Duarte, compartilhou detalhes da programação e o sentido espiritual da celebração, que deve reunir milhares de fiéis do Ceará e de outros estados do Nordeste.

“Nós somos pessoas da esperança, nos movemos sempre com essa esperança que vem de Deus. E, por isso, tranquilizamos o nosso coração, porque o Senhor sempre se faz presente na vida de cada um de nós”, afirmou o sacerdote, destacando que o tema da festa está em sintonia com o convite do Papa Leão XIV para o ano jubilar, que convida os cristãos a reavivarem a fé e a esperança.

Mudanças na catequese e a criação da Romaria da Esperança das Crianças
Uma das novidades da edição deste ano é a não realização da tradicional celebração da Primeira Eucaristia das crianças, que ocorria no dia 14 de agosto. A mudança está relacionada à nova proposta da Igreja para a iniciação à vida cristã, que estende o período de catequese de um para dois anos.

Para manter o envolvimento das crianças na programação da festa, a paróquia promoverá a Romaria da Esperança das Crianças, na manhã do dia 14. A concentração será às 7h, no Patronato Dona Zefinha Gomes, de onde sairá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora até a Igreja Matriz. Após a missa, as crianças retornam ao Patronato para uma manhã de confraternização com músicas, brincadeiras e atividades de evangelização. “Vamos aproveitar esse momento de confraternização para evangelizar, para catequizar as nossas crianças”, reforçou padre Fabiano.

Dia 15 de agosto: Missa Solene, consagração e procissão
No dia dedicado à padroeira, 15 de agosto, serão celebradas duas missas pela manhã: às 7h e às 9h, esta última presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique. Devido à intensa movimentação de fiéis e à concentração para a tradicional procissão da tarde, não haverá missa às 16h, como acontecia em anos anteriores.

Outro momento especial será o rito da Consagração, que este ano ganha um novo formato: todos os fiéis presentes serão convidados a renovar sua consagração à Nossa Senhora, não apenas aqueles que ainda não haviam sido consagrados no batismo. “Todos vão renovar o seu compromisso de amor, de fidelidade e de amizade à Nossa Senhora”, anunciou padre Fabiano.

Espiritualidade viva e fé que contagia
Durante a entrevista, padre Fabiano também falou com emoção sobre a vivência espiritual proporcionada pela festa e pela fé do povo milagrense. “Eu me realizo celebrando, eu me realizo contemplando a fé das pessoas. Eu cresço quando vejo a fé estampada no rosto, no sorriso, nos olhos do povo”, declarou.

Para ele, a fé da população local é um elemento que transforma a missão de todo sacerdote. “Em Milagres, o povo ajuda qualquer sacerdote a ser realmente espiritualizado. Porque é um povo de fé. Nosso povo tem fé, a gente vê, a gente sente… e essa fé faz esse povo ser feliz”, finalizou.

A expectativa é de que a Festa de Agosto 2025 reforce ainda mais a importância histórica, cultural e espiritual da padroeira para a comunidade milagrense e para toda a região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem