Entenda como o inverno no hemisfério sul afeta o tempo no Ceará

Foto: Thiago Gadelha/SVM

O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul no dia 20 de junho, às 23h42, e termina no dia 22 de setembro, às 15h19. Apesar da estação não provocar quedas bruscas de temperatura no Ceará, o estado pode experimentar temperaturas mais amenas nesse período.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o valor é resultado de uma combinação entre o fim do período chuvoso e as características típicas da nova estação.

Segundo a Funceme, mesmo que não provoque no Ceará quedas bruscas de temperatura como ocorre nas regiões Sul e Sudeste do país, o inverno costuma trazer condições mais amenas para o estado.

"Isso acontece porque, com o fim das chuvas mais intensas, a atmosfera tende a ficar mais estável, ou seja, com menos nuvens e menor incidência de radiação solar — fatores que favorecem a redução das temperaturas, principalmente entre a madrugada e o início da manhã.", disse o órgão.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de menor incidência de radiação solar, a estação se caracteriza também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar.

O órgão prevê um julho chuvoso para o Ceará, com precipitações acima da média histórica no norte do estado. A previsão também indica que as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país, especialmente no Nordeste.

Com informações do G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem