![]() |
Foto:Ilustrativa/Jackson Perigoso/Arquivo pessoal |
Os moradores de Milagres enfrentaram dois apagões de energia elétrica neste domingo (6), causando transtornos à população e prejuízos ao comércio local. O primeiro desligamento aconteceu por volta das 11h20 da manhã, e o segundo ocorreu cerca de uma hora depois, por volta das 12h40.
A reportagem da Rádio Cast apurou que o problema não se originou na rede da Enel Ceará, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado. A suspeita é de que a falha tenha ocorrido na subestação da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) que atende a região, mas até o momento a informação não foi oficialmente confirmada.
Além de Milagres, outros municípios do Cariri, como Abaiara e Missão Velha, também foram afetados pelas quedas de energia, o que reforça a possibilidade de um problema em um ponto central do sistema elétrico regional.
De forma tradicional e programada, a Chesf realiza aos domingos manobras técnicas em suas subestações — processos de chaveamento e ajustes em equipamentos que visam à manutenção, correção de falhas ou otimização do sistema. Embora essenciais para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia a longo prazo, essas manobras nem sempre são informadas com antecedência à população, o que gera insegurança em casos como o ocorrido neste fim de semana.
Chesf confirma manobras programadas na subestação de Milagres
Contatada pela Rádio Cast na noite deste domingo (6), a Chesf confirmou que os apagões registrados em Milagres foram provocados por manobras programadas realizadas na subestação local.
Confira a nota enviada pela companhia, na íntegra:
"A manobra na Subestação Milagres foi realizada de forma programada, conforme previamente alinhado com a distribuidora, com o objetivo de permitir a manutenção de equipamentos. A ação foi necessária para garantir a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica. Houve duas interrupções: uma com duração de 15 minutos e outra de 5 minutos."
Tags
MILAGRES