![]() |
Foto: Reprodução |
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, no último dia 27, a cassação dos registros de candidatura e a inelegibilidade por oito anos do prefeito e vice-prefeito de Caririaçu, Acácio Leite (PT) e Marcos Araújo (PSB), por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. O ex-prefeito Edmilson Leite, principal apoiador da chapa, também é alvo das mesmas acusações.
A investigação, formalizada por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), apontou que, em agosto do ano eleitoral, um caminhão da Secretaria de Educação foi utilizado para realizar a mudança dos móveis de uma eleitora do Crato para Caririaçu. Segundo o MPE, o ato configura favorecimento pessoal com fins eleitorais.
A mulher beneficiada afirmou que solicitou o transporte diretamente na prefeitura, alegando falta de recursos, mas negou ter havido pedido de votos. No entanto, laudo pericial concluiu que o vídeo que comprova o uso do veículo foi gravado em 28 de agosto de 2024, contrariando a versão da testemunha de que o fato teria ocorrido meses antes.
A promotora Alessandra Magda Ribeiro Monteiro aponta que os depoimentos e a perícia técnica comprovam o uso da máquina pública para beneficiar politicamente os candidatos. “A documentação aportada demonstra de forma inequívoca que o veículo foi utilizado por particular, com anuência do prefeito municipal à época [Edmilson Leite]”.
A decisão final caberá ao juiz da 71ª Zona Eleitoral.
Com informações da Agência Miséria
Tags
POLÍTICA