![]() |
| Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste |
Pelo menos 14 municípios do Ceará terão suas indústrias de couro e calçados impactadas pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. A medida, assinada no último dia 30 (dois dias antes da primeira data divulgada para sua entrada em vigor), deve começar a valer no próximo dia 7 e possui cerca de 700 itens em exceção.
Porém, os calçados, bolsas e outros artigos em couro e em outros materiais não escaparam da taxação. Assim, o setor, que é o quarto maior do Ceará em exportação para os EUA, deve ser duramente impactado.
De acordo com reportagem do Diário do Nordeste, os três municípios que figuram no topo da lista são Maracanaú, Quixeramobim e Sobral. Somados, eles representam quase 70% do valor total do ano passado. Na região do Cariri, Brejo Santo e Crato devem ser as cidades mais afetadas.
De acordo com dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em 2024 foram enviados para os EUA, em valor, cerca de US$ 52,6 milhões.
De acordo com a base de dados da Fiec, todo o couro exportado pelo Ceará para os Estados Unidos tem origem em Maracanaú.
Tags
CARIRI




