![]() |
Foto: Screenshot |
Milhares de fiéis católicos celebrarão a Romaria Nossa Senhora das Dores, que iniciou no último sábado (30), e seguirá até o dia 15 de setembro, no município de Juazeiro do Norte.
Neste período, a cidade concentra o maior número de devotos que comemoram a padroeira de Juazeiro do Norte. Nesse sentido, é esperada intensa participação popular nos atos religiosos.
Por causa da romaria, mais de 300 mil pessoas devem visitar a cidade, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (Sedetur).
Neste ano, foram escolhidos o tema "Peregrinos de esperança: a exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da criação" e o lema "Eu sou a Mãe da Santa Esperança!".
A organização do evento é feita pela Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores em parceria com a Prefeitura.
No sábado, a programação oficial da romaria foi aberta com a Carreata “Acorda, Juazeiro!”. A concentração ocorreu às 15h na Praça do Romeiro, reunindo os fiéis que chegaram de várias cidades do Ceará e de outros estados do Nordeste.
O cronograma de atividades da romaria inclui missas, novenas, procissões e momentos de oração.
Os devotos participarão de práticas que reforçam tradições ligadas à memória do Padre Cícero Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico brasileiro, que nasceu no município de Crato, no Ceará, em 1844 e faleceu a 20 de julho de 1934. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Romão Batista, figura central da religiosidade popular no Cariri cearesense.
Com informações do jornal OPOVO
Tags
CARIRI