Antídoto para tratar pessoas intoxicadas por metanol chega ao Ceará

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

O Ceará recebeu, na madrugada desta segunda-feira (6), do Ministério da Saúde doses de etanol farmacêutico, que é um dos antídotos utilizados no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. No Estado, quatro casos suspeitos foram notificados neste sábado (4), sendo dois já descartados. Um caso e uma morte seguem em investigação. 

A informação foi confirmada pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Antônio Lima Neto (Tanta). A distribuição do antídoto é uma das medida tomadas pelo Governo Federal diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas. A notificações começaram em São Paulo e alcançaram outros estados brasileiros.

Após as notificações registradas no Ceará no fim de semana, o governador Elmano de Freitas (PT) informou que fez a solicitação das medicações que tratam a intoxicação ao Ministério da Saúde e o envio foi providenciado. 

Estados como Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul já haviam recebido as doses do órgão federal por terem registrado casos primeiros. 

No sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol. Os dois medicamentos são usados no tratamento de intoxicações por metanol. 

Com informações do Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem