![]() |
Foto: Guto Vital/Miséria |
Uma estátua do Padre Cícero foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (20) em frente à Praça da Sé, no Crato. O monumento foi uma doação articulada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL) em parceria com outros colaboradores. A imagem, após ser finalizada, foi doada à Diocese da cidade.
Alocada ao lado da Sé Catedral, para os fiéis, a escultura é um sinal de unidade da religiosidade no Nordeste. “Uma fé que nasce com o batismo que ele recebeu aqui na Catedral de Nossa Senhora da Penha, na pia batismal, que ainda hoje está disposta à entrada da Igreja da Sé”, disse o Padre Wesley Barros, pároco da Sé Catedral.
De acordo com Laécio Teles, presidente da CDL do Crato, a estátua é uma forma de resgatar a memória do líder religioso em sua cidade natal, o Crato. “Já foi o cearense do século e é filho do Crato, e nós temos que prestigiar os nossos filhos queridos”, comentou.
Para Teles, também é importante pensar na criação de um museu no Crato com peças históricas que contam a história do chamado ‘Servo de Deus’. “Esse museu, a estátua do Padre Cícero, o museu histórico, o museu de obras e também vai ter aqui em volta o Memorial Bárbara de Alencar, então tudo isso dá pra alavancar o turismo cultural e religioso da nossa região”, afirmou.
Por muitos anos, Crato e Juazeiro do Norte viveram uma ‘rivalidade histórica’ em torno da figura do santo popular. Embora tenha nascido no Crato, o padre consolidou sua liderança religiosa e política em Juazeiro. “Então é um ato de justiça, de resgate histórico que agora podemos fazer com serenidade, com tranquilidade, porque acredito que as maiores dificuldades existentes ao seu tempo eram muito mais por conta da carência de informações, do desencontro e mal entendidos que se criavam entre as cidades e os lugares próximos e distantes do que mesmo de uma posição de um de outro ou do próprio Padre Cícero”, destacou Wesley.
Com informações da Agência Miséria
Tags
CARIRI