![]() |
| Foto: Julio Cesar/OPOVO |
O Ceará receberá 29.030 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa a bronquiolite e pneumonia, para gestantes. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o imunizante começará a ser distribuído ainda nesta última semana de novembro.
O vírus sincicial é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. Por meio da vacina para a gestante, a proteção para os recém-nascidos é imediata.
Até dezembro, todos os estados deverão receber o primeiro lote comprado pelo MS, com 673 mil doses. Ao todo, o Ministério adquiriu 1,8 milhão de doses, com um investimento de R$ 1,17 bilhão.
A oferta da vacina no SUS, que na rede particular pode chegar a R$ 1,5 mil, foi possível a partir da assinatura de um acordo envolvendo o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que garantiu a transferência de tecnologia do imunizante no Brasil.
O público-alvo da vacina será grávidas a partir da 28ª semana de gestação. A meta é vacinar pelo menos 80% dessa população, com foco na proteção dos bebês menores de seis meses.
A eficácia dessa estratégia foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse: a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias (três meses) após o nascimento.
Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério orienta as equipes a verificarem e atualizarem a situação vacinal das gestantes, incluindo influenza e Covid-19, uma vez que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes.
Com informações de OPOVO
Tags
CEARÁ



