![]() |
| Foto: reprodução/TV Verdes Mares |
O Hospital Estadual César Cals, no Centro de Fortaleza, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (13). Vídeos mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. De acordo com a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos. O fogo foi controlado por volta de 11h30.
Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e em incubadoras. O hospital é de alta complexidade e referência no atendimento de gestantes de alto risco e bebês prematuros. Ainda não há informação sobre quantos pacientes estavam internados na unidade.
Conforme apuração da TV Verdes Mares, os bebês foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular nas proximidades do hospital, até a chegada de ambulâncias. Pessoas que trabalham na região ajudaram no resgate. Depois que o fogo foi controlado, os pacientes retornaram para o hospital.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. "As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos", pontuou a pasta.
O governador Elmano de Freitas acrescentou que determinou a transferência dos pacientes para outra unidade até a "plena normalidade" do Hospital César Cals.
Os pacientes estão sendo retirados em segurança e transferidos para outras unidades da rede estadual. A secretária de Saúde Tânia Mara Silva Coelho informou em coletiva de imprensa que cerca de 15 pacientes já foram transferidos e equipes se preparam para transferir outros 40 pacientes que estão na Unidade de Médio Risco. A secretaria ainda disse que a "situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas".
"Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, subestação de energia, que é nas docas lá atrás, não foi dentro da área assistencial. A gente está fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima. O incêndio foi na parte externa. Já está totalmente controlado, mas nós vamos ter que fazer algumas mudanças elétricas no hospital. Para garantir que não haja nenhuma complicação pra paciente nenhum, nós estamos agora fazendo a operação de comboio pra transferir os pacientes", falou Tânia.
Já a Enel Distribuição Ceará informou que "houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals".
A empresa realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar paraa garantir os trabalhos das autoridades.
"A distribuidora informa ainda que também deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência".
Com informações do G1 CE
Tags
CEARÁ



