Cinturão das Águas vai abastecer Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, anuncia secretário Fernando Santana

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha serão abastecidas pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A informação foi confirmada pelo secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Fernando Santana.

Segundo o secretário, a inclusão dos municípios do Crajubar representa uma mudança importante no projeto original da obra, que inicialmente não previa o abastecimento direto dessas cidades. “Isso é mais do que uma ideia, isso já é um projeto que a gente quer executá-lo”, destacou Fernando Santana.

De acordo com o secretário, Juazeiro do Norte já possui estação de tratamento operada pela Cagece, que deverá receber a água do Cinturão por meio de uma adutora, fortalecendo o abastecimento do Município. Para Barbalha, está prevista a construção de uma nova estação de tratamento em parceria com a Cagece, enquanto no Crato o Estado deverá firmar cooperação com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), responsável pelo sistema local, para que a água seja tratada e distribuída à população.

O secretário explicou ainda que o Governo do Estado está dialogando com prefeitos, vereadores e associações para definir pontos de captação e adutoras que beneficiem as cidades cortadas pelo canal, incluindo também municípios menores da região do Cariri.

A obra, que já soma investimentos superiores a R$ 2,4 bilhões, tem papel estratégico para reduzir a dependência das chuvas no Ceará. Atualmente, os reservatórios do Estado estão com cerca de 40% da capacidade, índice considerado de alerta. “A ideia dessas grandes obras hídricas é exatamente que a gente dependa muito menos das chuvas”, afirmou.

Segundo o Secretário, o conjunto desses investimentos busca garantir segurança hídrica e acesso à água de forma digna para a população cearense, mesmo em períodos prolongados de estiagem.

Com informações da Rádio OPOVO/CBN Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem