![]() |
Foto: Governo do Estado do Ceará |
Desde que foi lançado, em abril de 2024, o programa Meu Celular, do Governo do Ceará, já resultou em 10.500 celulares recuperados pelas Forças de Segurança do Estado e devolvidos aos proprietários. Nesta quarta-feira (8), cerca de mil celulares completaram o novo lote entregue pelo governador Elmano de Freitas, ao lado de autoridades da Segurança Pública, na sede da Polícia Civil, em Fortaleza.
Na oportunidade, o governador apresentou um balanço dos 18 meses do programa. Somente em 2025, o Ceará registrou redução de 21,6% nos roubos entre janeiro e setembro, comparando com igual período do ano anterior. Em Fortaleza, a queda nas ocorrências desse tipo de crime foi de 24,2%.
“Esses resultados sinalizam o caminho correto de fortalecer as Forças de Segurança, utilizando a Inteligência. É justiça para que as pessoas que trabalharam para comprar os celulares recebam os aparelhos de volta”, afirmou Elmano de Freitas.
Um dos aparelhos devolvidos nesta quarta-feira foi comprado em 2022 pela professora Rosiane Pereira de Freitas, de 54 anos, e dado de presente para uma sobrinha, que foi furtada durante um evento público no mesmo ano. Receber o aparelho foi um momento de muita alegria.
“São três coisas muito importantes nesse processo. Primeiro, quem devolveu o celular teve conscientização. Segundo, nós, que pagamos por um patrimônio e estamos felizes por recebê-lo. E o terceiro, que eu acho muito importante, a polícia não precisou usar a força. Quanto mais tecnologia para ajudar a polícia através de investigação, menos eles terão que usar a força”, avaliou.
O celular do porteiro George dos Santos, 41, foi levado durante assalto na Capital enquanto esperava o ônibus a fim de voltar para casa, em Pacatuba. Ele não acreditava que pudesse recuperar o aparelho comprado com muito esforço.
“Eu joguei a caixa e a nota fiscal fora, porque não tinha esperança. Esse trabalho [das polícias] é muito importante, temos que valorizar”, disse.
Tags
POLÍCIA