Cariri pode ganhar novo ramal ferroviário interligando Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha

Foto: Metrofor

O Ceará pode se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com dois sistemas de trens de passageiros entre cidades. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, estuda a criação de um novo ramal ferroviário que interligue as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O projeto se somaria ao estudo já em andamento para a implantação do trem entre Fortaleza e Sobral.

De acordo com o Ministério, o trecho entre as cidades do Cariri está em fase de análise técnica preliminar, e os detalhes sobre traçado, prazos e tipo de modal a ser utilizado ainda serão divulgados conforme o avanço dos estudos. A pasta informou apenas que o processo “avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”.

Atualmente, a região conta com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri, que liga Crato a Juazeiro do Norte em um percurso de 13,6 km, passando por nove estações: quatro no Crato e cinco em Juazeiro. Desde o início das operações do VLT, há 16 anos, estuda-se a extensão até Barbalha.

Em 2023, o VLT do Cariri registrou 557,9 mil passageiros, o maior número desde o início da operação, em 2009. Entre janeiro e setembro de 2025, 312,1 mil pessoas utilizaram o transporte, segundo dados da Metrofor, a concessionária do serviço.

O VLT utiliza a antiga estrutura do Ramal Crato, parte da Linha Tronco Sul (Fortaleza-Crato), sob concessão da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). O trecho segue até Missão Velha, mas está fora de operação.

Ainda não há confirmação se o novo projeto será uma ampliação do sistema atual do VLT do Cariri como uma possível “Linha Sul” ou um trem de passageiros de média distância, semelhante ao planejado para Fortaleza e Sobral.

Se o plano for confirmado, o Cariri poderá se consolidar como um dos principais polos ferroviários do Nordeste, com integração entre modais e ampliação da mobilidade regional.

Com informações da Rádio OPOVO/CBN Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem