![]() |
| Foto: Reprodução |
Uma operação promovida por militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultou na descoberta de uma rinha de pássaros no Sítio Mata dos Dudas em Barbalha. A desarticulação foi na manhã deste domingo (16) quando 30 canários-da-terra foram resgatados e três homens de 39, 65 e 66 terminaram apresentados ao delegado plantonista na Regional de Polícia Civil de Juazeiro.
Os policiais receberam denúncias anônimas sobre a rinha de galo e foram averiguar, constatando maus-tratos e a criação ilegal de aves silvestres. No caminho, os PMs já perceberam grande movimento de motos e seguiram por uma trilha que levava a uma área de mata, onde ocorria a rinha. Várias pessoas participavam da atividade ilegal, e parte do grupo conseguiu fugir com a chegada da polícia.
Os homens conduzidos à delegacia são de Barbalha e cidades vizinhas os quais responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais. Os policiais apreenderam 30 canários-da-terra, 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas na rinha. Segundo o trio levado à DP, as aves são estimadas em aproximadamente R$ 90 mil no mercado ilegal.
Os pássaros foram entregues à ONG BiodiverSe no Crato, onde receberão atendimento veterinário, triagem e cuidados de reabilitação antes de serem devolvidos ao habitat natural. Segundo o Tenente Barbosa, Comandante da Companhia do BPMA, a ação reforça o compromisso no combate às práticas de exploração da fauna silvestre e destacou a importância da participação da comunidade por meio de denúncias no sentido de coibir crimes ambientais e proteger espécies nativas.
Com informações da Agência Miséria
Tags
POLÍCIA



