![]() |
| Foto: Arquivo Pessoal |
Estudantes que realizavam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 na tarde deste domingo (16) na escola Adahil Barreto Cavalcante, em Maracanaú, foram surpreendidos com uma falta de energia elétrica na instituição e não puderam terminar a prova.
Ana Rogelma Fraga, mãe de uma estudante, relata que os alunos ficaram no escuro por mais de duas horas. Sua filha, de 18 anos, quer cursar Odontologia. A família registrou um boletim de ocorrência (BO). Em nota, a Enel Distribuição Ceará disse que, de imediato, 'acionou gerador além de equipes especializadas para realizar os reparos na rede'. A empresa afirmou que o fornecimento foi normalizado ainda ontem.
"Ela estava muito tensa porque esse ano vai usar nota do Enem para tentar uma faculdade. Às 18h45 tentaram iluminar as salas com lanternas. Disseram que estava chegando um gerador, mas nada apareceu", disse a mãe da candidata.
De acordo com Ana, os fiscais do exame ainda passaram pelas cadeiras verificando quem estava perto de terminar. Quem estava quase finalizando recebeu ajuda com iluminação para preencher o cartão-resposta.
Já quem ainda tinha muitas questões em aberto teve a prova recolhida e foi orientado a entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para remarcar.
"Para minha filha estava faltando quase a metade ainda das questões. Disseram que não ia dar tempo, que entregassem a prova e procurasse recurso", relata Ana.
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que perderam um ou os dois dias de prova por motivos de saúde ou de problemas logísticos têm direito a uma segunda chance: participar da reaplicação em 16 e 17 de dezembro.
Para isso, é obrigatório solicitar a reaplicação a partir desta segunda (17) até as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília).
Com informações do G1 CE
Tags
CEARÁ



